PT ES
O congresso assume uma estrutura mista, conjugando o virtual com o presencial, podendo passar exclusivamente a virtual, no caso da situação pandémica o justificar.
O prazo do envio dos resumos foi alargado para 8 de maio.
Sobre o Congresso
Sobre o Congresso

O XIII Congresso Internacional de Avaliação Formativa em Educação (XIII CIAFE), da Red de Evaluación Formativa y Compartida en Educación (REFYCE), a ter lugar nos dias 24, 25 e 26 de junho 2021, vai, a convite dos seus coordenadores, decorrer pela primeira vez fora do território espanhol, sendo esta sua décima terceira edição organizada pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), Portugal, A REFYCE, criada em 2005, tem tido por finalidade a inovação da docência universitária em Espanha, através do desenvolvimento de ciclos de investigação-ação, pelo que um dos objetivos desta edição é o do seu redimensionamento a nível ibérico. Neste sentido, pretende-se que este congresso internacional seja um momento de apresentação e partilha de resultados de novas experiências pedagógicas ou de estudos de investigação em ensino, em todos os níveis e áreas disciplinares, pelo que o seu tema aglutinador é: Boas Práticas de Avaliação Formativa em Todas as Etapas Educativas. A FCDEFUC, enquanto anfitriã deste evento, dá, desde já, as boas-vindas a todos os participantes, desejando que esta seja, apenas, a primeira vez que vos recebemos.

Elsa Ribeiro

A responsável pela organização
Elsa Ribeiro-Silva

Mensagem de Boas-Vindas
Mensagem de Boas-Vindas

Em nome da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e da Comissão Organizadora e Científica deste evento, tenho o prazer de convidá-lo(a) a participar no XIII Congresso de Avaliação Formativa em Educação, que decorrerá em Coimbra, de 24, 25 e 26 de junho 2021.
Esta iniciativa, anualmente levada a cabo pela Red de Evaluacion Formativa y Compartida en Educación (REFYCE), é direcionada a professores, educadores e cientistas no âmbito das Ciências da Educação que se interessam sobre a temática específica da avaliação formativa e da sua importância no contexto educativo. Este congresso tem como principal objetivo promover o conhecimento e a disseminação de experiências e de estudos relacionados com a avaliação formativa em educação, considerada como peça fundamental para o desenvolvimento de melhores e maiores aprendizagens no contexto educativo.
A Universidade de Coimbra, a mais antiga universidade portuguesa e uma das mais antigas a nível europeu, reconhecida em 2013 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, através da sua mais jovem Faculdade, tem a honra de ter sido selecionada para organizar, pela primeira vez fora do País vizinho, Espanha, tão importante evento no contexto da educação, contribuindo assim, com o primeiro passo para o alargamento desta rede, numa primeira fase a um contexto ibérico e futuramente, ao contexto da América Latina, contribuindo assim para a sua plena internacionalização. A escolha da Universidade de Coimbra e da FCDEF é, certamente, resultado do reconhecimento do trabalho realizado, no âmbito desta temática específica, por alguns elementos do seu corpo docente, ao longo de 28 anos da sua existência.
Convidamos todos os colegas e estudantes a participar neste evento, o qual estamos a preparar com a máxima atenção e detalhe, de modo a podermos oferecer a todos um excelente programa científico e um bom enquadramento físico e logístico, que venha a proporcionar a todos os participantes momentos de agradável interação e troca relevante de experiências e de conhecimento.
Na organização deste evento, gostaria de destacar a excelente relação e colaboração que temos mantido com os responsáveis da REFYCE, bem como com as restantes entidades envolvidas, com um voto muito especial de agradecimento para todos os patrocinadores.
Vemo-nos em Coimbra em 24 de junho de 2021!

José Pedro Ferreira

Diretor da FCDEF UC